CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SEMIOLOGIA FARMACÊUTICA

OBJETIVO DO CURSO: Atualizar profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácia sobre a aplicação de métodos e conceitos de semiologia para a prática farmacêutica.

MODALIDADE: Presencial.

PÚBLICO-ALVO: Farmacêuticos e estudantes de farmácia.

VALOR DO CURSO: 338,62

LOCAL: AV. RIO BRANCO, N°81 – 7° ANDAR – CENTRO – RIO DE JANEIRO.
*È reservado ao Portal Oncoinfo o direito de mudar o local do curso caso seja necessário.

DATA: Em agosto de 2016. Data à confirmar.
Faça sua pré-inscrição!

CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRESENCIAL/TOTAL: 4 horas/aula.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Fundamentos da semiologia farmacêutica: Dados subjetivos x dados objetivos, semiologia sinais x sintomas, semiologia farmacêutica, relação farmacêutico-paciente, acolhimento ao paciente.

Entrevista Farmacêutica: Histórico de saúde do paciente, história da doença atual, história médica pregressa, história familiar, história social, como verificar as informações, queixas principais do paciente.
Técnicas de Comunicação: comunicação não verbal e fisiognomia, como fechar uma entrevista clínica, erros comuns na entrevista clínica, o que é escuta ativa, o aconselhamento ao paciente.

Histórico farmacoterapêutico: anamnese, história medicamentosa (medicamentos prescritos, medicamentos isentos de prescrição médica, medicamentos com base em plantas medicinais, experiência de medicação do paciente, medicamentos de uso pregresso, alergias), identificação de Problemas Relacionados a Medicamentos (reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas, duplicidade de medicamentos prescritos, conservação inadequada, contraindicações, erros de prescrição, outros problemas de saúde que afetam a farmacoterapia) e conceito Resultados Negativos a Medicamentos.

Semiologia farmacêutica aplicada aos diferentes serviços farmacêuticos clínicos: Serviços farmacêuticos clínicos, métodos de avaliação de adesão a farmacoterapia, exemplos de métodos clínicos que podem ser utilizados na consulta farmacêutica, evolução farmacêutica e elaboração do plano de cuidado.
Documentação e registros: coleta e organização de dados do paciente, documentação da história clínica, armazenamento de prontuários.

AVALIAÇÃO: Haverá avaliação em sala de aula.

CERTIFICADOS: Nível curricular de atualização conforme a Lei Nº 9.394/96.
Os certificados serão emitidos para os alunos que obtiverem 75% de frequência no curso e 70% de aproveitamento nas atividades avaliativas.

INCLUÍDO PARA O ALUNO: Certificado, material e coffee break manhã.

*É reservado ao Portal Oncoinfo o direito de mudar a data do curso e substituição de professores caso seja necessário.
** As turmas serão abertas com o quorum mínimo de 10 alunos.

Curso em Semiologia Farmacêutica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *