👉A acupuntura é uma das práticas mais utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) inclusive na Oncologia. Muito usada como terapia complementar no manejo e controle dos efeitos adversos do tratamento oncológico e queixas como dor, ansiedade, insônia e estresse que causam grande impacto na adesão do paciente ao tratamento farmacológico.
.
⚠️ Segundo estudos, a acupuntura é uma forma eficaz, segura e de baixo custo, que contribuiu para o autocuidado e reduz a polimedicação, além de apresentar grande potencial nos cuidados paliativos.
.
👉A publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do MS, que orienta as diretrizes para sua implantação recomenda a implementação de ações e serviços no SUS para prevenção, promoção e recuperação da saúde com métodos não convencionais além do cuidado humanizado, continuado e integral.
.
👉 A RDC 516/2009 do CFF, define os aspectos técnicos do exercício da acupuntura na MTC como especialidade do farmacêutico.
.
⚠️ Se quer saber um pouquinho mais sobre as terapias integrativas utilizadas no paciente em tratamento oncológico e como o farmacêutico acupunturista pode auxiliar no manejo das reações adversas da quimioterapia é só passar no nosso site e se inscrever para live plataforma EAD. Dia 9/02/19.
.
👉Por Viviane Duarte – Farmacêutica Clínica e Mestranda em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar #oncoinfo #cuidadosfarmaceuticos #farmaciaclinica #terapiasintegrativas #acupunturaemoncologia -#farmaceuticooncologico #farmvivianeduarte

Acupuntura no Cuidado ao Paciente Oncológico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *